sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Pedais: Tube Screamer

Inaugurando uma série que tem como objetivo falar sobre equipamentos de guitarra, começaremos por um dos mais clássicos pedais de overdrive conhecidos: o Tube Screamer TS9, da Ibanez.

No começo, o pedal era usado para dar mais ganho e fazer a diferença em amplificadores valvulados. Mas com o passar do tempo, os guitarristas foram vendo que esse pedalzinho verde não servia apenas para dar "o gás". Perceberam que o Tube Screamer tinha personalidade.

O Tube Screamer é facilmente conhecido pelo seu timbre. Aquele drive leve, com pouco ganho e puxado nas frequências médias. Ficou bastante popular nas mãos (ou nos pés) de Stevie Ray Vaughan, Eric Johnson, entre outros.

Apesar de tantas qualidades, o TS9 apresenta alguns detalhes não muito legais. O led vermelho tem visibilidade fraca, a falta de frequências graves dificulta quem procura um som mais fechado e o pedal não é true by pass. Existem alguns mods conhecidos que alteram o by pass do pedal e outros detalhes, tornando-o mais versátil.

O Tube Screamer pode ser encontrado em várias versões, cada uma com suas características. O TS9 DX apresenta mais opções de drive, o TS808 é uma reedicão das primeiras versões do Tube Screamer, entre outras.
Enfim, o Tube Screamer é um pedal essencial para todo guitarrista que procura ter um som versátil, vai bem do blues ao rock e não fará feio com você, deixe-se acreditar.




@oh_danilo e @thiagocouceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário